MP recebeu mais de 300 denúncias sobre esquema criminoso em Cabedelo

Operação realizada ontem prendeu o prefeito, Leto Viana, além do presidente da Câmara, Lúcio José do Nascimento Araújo, outros quatro vereadores e cinco servidores públicos.

Em um período de pouco menos de 24 horas o Ministério Público da Paraíba recebeu mais de 300 denúncias sobre o esquema criminoso que desviava recursos públicos da Prefeitura e da Câmara de Cabedelo. Operação realizada ontem prendeu o prefeito, Leto Viana, além do presidente da Câmara, Lúcio José do Nascimento Araújo, outros quatro vereadores e cinco servidores públicos.

Os relatos passam por uma análise do MP e todos serão apuradas. O órgão continua recebendo denúncias através do endereço eletrônico http://xequemate.mppb.mp.br/.

De acordo com o MP, na prefeitura foram detectadas as seguintes irregularidades: compra do mandato de prefeito, fraudes a licitações, desvio de dinheiro de pagamento do salário de servidores fantasmas, doações fraudulentas de imóveis do patrimônio público municipal e associação a empresários para recebimento de propina.

Já na Câmara de Vereadores foram constatadas: fraudes na contratação de terceirizados, desvio de dinheiro público destinado ao pagamento de assessores fantasmas, empréstimos fraudulentos em nome de servidores e recebimento de propina para aprovação ou rejeição de projetos de lei. Foram ainda verificadas movimentações financeiras dos principais investigados em valores absolutamente incompatíveis com seus ganhos declarados, o que reforça a manipulação de recursos de origem ilícita em detrimento da Câmara e município de cabedelo.

Os números

200 policiais federais em ação
11 mandados de prisão preventiva
15 sequestros de imóveis
36 mandados de busca e apreensão
85 servidores afastados de funções públicos

Os presos
1. Wellington Viana França, prefeito de Cabedelo
2. Jacqueline Monteiro França, vereadora e primeira-dama
3. Marcos Antonio da Silva Santos, empresário
4. Adeildo Bezerra Duarte, operador financeiro
5. Inaldo Figueiredo da Silva, presidente da Comissão de Avaliação de Imóveis
6. Lúcio José do Nascimento Araújo, presidente da Câmara
7. Tércio de Figueiredo Dornelas Filho, vereadora
8. Rosildo Pereira de Araújo Junior, Júnior Datele, vereador
9. Gleuryston Vasconcelos Bezerra Filho, operador financeiro de Junior Datele
10. Antonio Bezerra do Vale Filho, vereador
11. Leila Maria Viana do Amaral, servidora da Câmara

Minuto PB