O Assunto #157: A lentidão do governo para socorrer trabalhadores

Por Redação em 03/04/2020 às 01:38:17


Para explicar as novas medidas anunciadas nesta semana pelo governo, Renata Lo Prete conversa com o economista Manoel Pires, do Instituto Brasileiro de Economia da FGV. Pires analisa o tamanho da perda de renda para trabalhadores e fala quais medidas adicionais deveriam ser tomadas neste momento, como por exemplo o saque do FGTS. Participa também o jornalista da Globo em Brasília Valdo Cruz. Ele relata o porquê da demora em colocar propostas em prática, fala da bateção de cabeça no governo e detalha a Medida Provisória que prevê cortes de salários e jornadas. Você pode ouvir O Assunto no G1, no Spotify, no Castbox, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, no Deezer ou no aplicativo de sua preferência. Assine ou siga O Assunto, para ser avisado sempre que tiver novo episódio no ar.

Nesta quarta-feira (1), entrou em vigor a Medida Provisória 936, que estabelece o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda. Essa nova MP estabelece as condições para a suspensão de contratos de trabalho ou a redução salarial e de jornada para reduzir a folha de pagamentos.

O programa prevê a preservação do valor do salário-hora dos trabalhadores e estabelece que as reduções de jornada poderão ser de 25%, 50% ou de 70%. Porcentagens diferentes dessas terão que ser acordadas em negociação coletiva - quem recebe até três salários mínimos, pode negociar individualmente.

Já na quinta-feira (2), uma edição extra do Diário Oficial confirmou a sanção presidencial - com vetos - à lei que estabelece um auxílio de R$ 600 mensais, por três meses, a trabalhadores informais. Com as medidas, o governo começa, agora, a reagir à crise do coronavírus com políticas públicas para a economia - o que, para muitos analistas, significa uma resposta já tardia.

Neste episódio, Renata Lo Prete conversa com o economista Manoel Pires, do Instituto Brasileiro de Economia da FGV. Pires analisa o tamanho da perda de renda para trabalhadores e fala quais medidas adicionais deveriam ser tomadas neste momento, como por exemplo o saque do FGTS. Participa também o jornalista da Globo em Brasília Valdo Cruz. Ele relata o porquê da demora em colocar propostas em prática, fala da bateção de cabeça no governo e detalha a Medida Provisória que prevê cortes de salários e jornadas.

O podcast O Assunto é produzido por: Mônica Mariotti, Isabel Seta, Luiz Felipe Silva, Thiago Kaczuroski e Giovanni Reginato. Nesta semana: Gabriela Sarmento e Vivian Souza. Apresentação: Renata Lo Prete.

Logo podcast O Assunto - matéria

Comunicação/Globo

O que são podcasts?

Um podcast é como se fosse um programa de rádio, mas não é: em vez de ter uma hora certa para ir ao ar, pode ser ouvido quando e onde a gente quiser. E em vez de sintonizar numa estação de rádio, a gente acha na internet. De graça.

Dá para escutar num site, numa plataforma de música ou num aplicativo só de podcast no celular, para ir ouvindo quando a gente preferir: no trânsito, lavando louça, na praia, na academia...

Os podcasts podem ser temáticos, contar uma história única, trazer debates ou simplesmente conversas sobre os mais diversos assuntos. É possível ouvir episódios avulsos ou assinar um podcast – de graça - e, assim, ser avisado sempre que um novo episódio for publicado.

Initial plugin text

Fonte: G1

Comentários