Artistas fazem campanhas para arrecadar verba e enfrentar isolamento social na Paraíba

Por Redação em 04/04/2020 às 18:56:22


Promo√ß√Ķes de artes digitais e financiamentos coletivos s√£o formas encontradas pelos artistas para se sustentar durante a falta de shows e apresenta√ß√Ķes. Arte do ator e artista pl√°stico paraibano Horieby Ribeiro

Reprodução/Facebook

estePara contornar os efeitos econômicos da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e tentar fazer alguma renda durante o isolamento social, alguns artistas paraibanos est√£o lan√ßando campanhas pela internet para arrecadar algum dinheiro para poder sobreviver neste período. Os projetos v√£o desde financiamento coletivos até vendas de produtos virtuais em promo√ß√£o.

Coronavírus: saiba o que fazer se apresentar sintomas de contamina√ß√£o

Servi√ßos afetados pelo coronavírus na Paraíba

Curva de contágio: evolução de casos confirmados, mortes, gráficos e dados

Um destes artistas, que resolveu fazer uma promo√ß√£o online foi Horieby Ribeiro, ator que por v√°rios anos viveu Jesus na encena√ß√£o da Paix√£o de Cristo de Jo√£o Pessoa. Horieby, que também é artista visual, gravou um vídeo contando que por causa do isolamento est√° sem poder conseguir dinheiro para se sustentar e também sustentar a família.

Initial plugin text

"Eu trabalho nas ruas e em eventos artísticos, comercializando minha arte. Com o decreto da pandemia, me vi de repente sem recursos financeiros, por isso me veio a ideia de produzir desenhos digitais e comercializ√°-los pela internet", conta o artista no vídeo.

A ideia de Horieby é vender kits de ilustra√ß√Ķes originais por email. O pacote, com três artes, custa R$ 20 e vai ser entregue para os compradores no formato jpg. As encomendas podem ser feitas diretamente com o artista pelo número (83) 98601-4353.

Initial plugin text

Outro projeto de apoio aos artistas paraibanos foi lan√ßado pela equipe respons√°vel pelo festival #EuFicoEmCasaPB, onde mais de 50 artistas fizeram transmiss√Ķes ao vivo pela internet durante uma semana. Os vídeos foram todos exibidos gratuitamente.

Além das apresenta√ß√Ķes, a equipe do festival organizou um financiamento coletivo, online, cujo valor foi dividido entre os artistas envolvidos no projeto que precisam de suporte financeiro durante a pandemia.

Após a realiza√ß√£o da primeira campanha, o festival abriu uma nova. Desta vez o valor vai ser revertido para os mestres e mestras da cultura popular paraibana, como explica o produtor musical Daniel Jesi, um dos idealizadores da campanha.

"Muito artista da Paraíba tem uma segunda fonte de renda além da arte, mas os mestres e mestras dependem exclusivamente disso para viver, ent√£o é importante ajud√°-los a se sustentar e doar para quem mais precisa", diz.

A nova campanha est√° disponível em um site próprio e os valores arrecadados v√£o ser destinados para as comunidades onde vivem os mestres e mestras das artes da Paraíba.

Initial plugin text

Em Campina Grande, artistas que fazem parte do coletivo Compor também fizeram uma campanha de financiamento coletivo online, em forma de festival, para arrecadar dinheiro e ajudar os artistas durante o isolamento.

"Ainda n√£o estamos passando por necessidades b√°sicas e espero que esta n√£o seja uma realidade, mas a gente abriu a campanha pois a situa√ß√£o é realmente complicada. Tem pessoas no coletivo que vivem exclusivamente da música e n√£o sabem quando a rotina de shows e apresenta√ß√Ķes vai voltar ao normal", diz a cantora Jéssica Melo, idealizadora do coletivo.

O festival acontece até o dia 4 de abril e a primeira campanha j√° est√° aberta, em um site próprio. Segundo Jéssica, esta é a primeira campanha, feita como forma de festival online, mas em breve outras campanhas v√£o ser feitas.

"Nosso coletivo tem o objetivo de difundir a cria√ß√£o musical e a valoriza√ß√£o do ofício de música. N√£o sabemos quando essa pandemia vai passar e, infelizmente, é uma realidade possível a de passar necessidade b√°sica, principalmente para alguns artistas do nosso grupo. Essa campanha é destinada justamente para ajudar esse pessoal. Um momento de estarmos juntos, mesmo que distantes", completa.

Fonte: G1 Paraíba

Coment√°rios