Navio com dezenas de suspeitas de coronavírus agradece ao Brasil pelo suporte: 'Obrigado'

Por Redação em 05/04/2020 às 07:02:17


Imagens mostram monitor da sala de comando do navio com bandeira do país e um agradecimento em seguida. Mensagem de agradecimento é exibida em monitor da sala de comando em navio

Reprodução/ TV Tribuna

Uma mensagem de agradecimento foi exibida em um monitor da cabine de comando do navio Costa Fascinosa, que está de quarentena no Porto de Santos, no litoral de São Paulo. A mensagem é uma forma de homenagem ao país que cuida dos tripulantes com Covid-19 do navio. Imagens obtidas nesta sexta-feira (3) mostram o monitor exibindo uma bandeira do Brasil e a palavra "obrigado" em seguida.

A ação do comandante foi uma forma de agradecer ao país que recebeu o navio. A embarcação conta com tripulantes de diversos países. Sete testaram positivo para o novo coronavírus e recebem atendimento em Santos. A prefeitura da cidade informou o número de casos confirmados nesta quinta-feira (2).

A cabine do navio também foi iluminado com luzes verde e amarela, fazendo referência à bandeira em homenagem ao país. Ao todo, nove tripulantes recebem atendimento médico em hospitais da cidade, e sete deles tiveram resultado positivo para a doença.

De acordo com a Costa, a última viagem da temporada do navio Costa Fascinosa foi um mini cruzeiro de três noites, que partiu dia 14 de março de Santos, com passagem por Ilhabela e Balneário Camboriú, até o desembarque, que também ocorreria na cidade de Santos, no dia 17.

Após a notícia do encerramento antecipado da temporada de cruzeiros, por conta da pandemia, o navio permaneceu fundeado na barra do Porto de Santos. Além dos casos confirmados da Covid-19, o número de casos suspeitos a bordo do navio é de 31 tripulantes.

Bandeira do Brasil é exibida em monitor que fica em cabine

Reprodução/ TV Tribuna

Situação a bordo

Dois tripulantes foram desembarcados do Costa Fascinosa por suspeita da Covid-19 na quarta-feira (1º). Segundo a Anvisa, o desembarque seguiu todos os protocolos da Agência e atende as regras de quarentena. Pela regra somente casos urgentes podem ser desembarcados para assistência hospitalar.

Os novos desembarques foram comunicados para as autoridades competentes do município, do Estado e também para a autoridade portuária. Com isso, são nove os tripulantes já desembarcados do navio por necessidade de atendimento de urgência. Dos sete tripulantes que já haviam sido encaminhados para serviços de saúde na semana passada, todos tiveram resultado positivo para Covid-19. Além disso, três passageiros que tiveram no mesmo navio também testaram positivo para doença.

A embarcação permanece com 755 tripulantes a bordo. Na terça-feira (31) a Anvisa já havia estabelecido uma série de determinações (ver lista acima) que devem ser cumpridas a bordo do navio Costa Fascinosa. As exigências são resultado da inspeção que técnicos da Agência fizeram nesta segunda-feira (30) a bordo do navio e já foram enviadas para a empresas responsável pelo navio.

Fonte: G1

Comentários